quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ALUNO (A)S QUE NÃO DOMINAM A LEITURA, A ESCRITA E O RACIOCÍNIO LÓGICO.

ORDEM DE COMANDO: Promovam!
RESULTADO: Alunos findando o Ensino Médio (quando conseguem) sem a organização mental básica.

DAS PREOCUPAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS:

Durante meus trajetos como psicopedagogo e baseado nos estudos que tenho feito sobre a aquisição das linguagens e o firmamento do processo de letramento, O SUSTO: a maioria dos alunos promovidos para os Anos Finais do Ensino Fundamental e ainda alunos que já estão cursando o Ensino Médio não dominam discussões elementares sobre assuntos da vida cotidiana por onde os conteúdos de aprendizagem podem e devem cruzar de maneira contextualizada.

INQUIETAÇÕES NECESSÁRIAS: Indisciplina, falta de clareza metodológica, a negação das teorias do conhecimento, a forma como a escola está organizada, questões da formação docente, falta de compromisso familiar, ausência de postura didática, fragilidade da gestão da unidade educacional, cada contexto com as suas especificidades, mas  O FATO: nossos alunos estão se tornando egressos da Educação Básica sem o domínio fundamental da escrita, da leitura e do raciocínio lógico, e as pérolas do ENEM andam como verdadeiros sinalizadores para todos nós.
Que fique notório, não quero aqui julgar a realidade escolar, pois vivo esta e sei das manifestações que a acercam, mas insisto:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO QUE NOSSAS CRIANÇAS APRESENTAM TANTAS LACUNAS FACE AS APRENDIZAGENS ELEMENTARES?

Já dizia um poeta cujo nome agora não recordo: “SABER SEM SABOR NOS DEIXA SEM O PALADAR, E AÍ PASSAMOS A COMER QUALQUER COISA DE QUALQUER JEITO  E DEIXAMOS DE NEGAR AQUILO QUE NÃO NOS SERVE.”

No mínimo reflexivo...que tipo de formação continuada estamos vivendo, como estão os suportes elementares para que possamos realizar nosso trabalho pedagógico, como são tratadas, pelas Mantenedoras, as causas educacionais que definem o cotidiano da escola onde estamos inseridos, como anda a valorização do profissional docente, bom são tantas questões que... vou parar por aqui...