Powered By Blogger

sábado, 11 de fevereiro de 2012

QUEM É O NOVO MINISTRO DE EDUCAÇÃO? PERFILANDO COM PONDERAÇÕES...



O novo ministro da Educação, ALOIZIO MERCADANTE, assume o cargo com grandes desafios pela frente. Em sua gestão, ele deverá aprovar o novo Plano Nacional de Educação e gerenciar questões polêmicas como a logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, também precisará melhorar a formação dos professores e valorizar a carreira docente

PERFILANDO EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Nascido em 13 de maio de 1954, em Santos (SP) é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e é Mestre e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O novo ministro também é professor licenciado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Unicamp.   



PONDERANDO EM ECOS:

A expectativa no tocante a mobilidade política constituída no Ministério da Educação é estrondosa. Especialistas em Educação, inclusive estudiosos amigos meus estão avaliando e atentos as plataformas das políticas públicas para a Educação Básica no sentido de que haja um entendimento efetivo da aguda e grave situação da promoção institucionalizada onde os alunos avançam no processo de escolarização sem as devidas aquisições de letramento, a " novela" do Enem, algumas questões bem nebulosas sobre desenho curricular de Ensino Médio a perspectiva do zelo no tocante a valorização do profissional docente, entre outras.
Ouvi um sábio provérbio em uma roda de diálogos sobre educação e assistencialismo que penso que cabe para o momento: " Um bom gestor é também feito pelo desenho de suas assessorias." 

Como digo sempre: NOVOS TEMPOS, NOVOS VENTOS, NOVOS MOVIMENTOS!

Vamos ver o que os ventos nos trarão também no tocante a  equipe de trabalho institucional do novo ministro junto ao MEC, fiquemos atentos!