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domingo, 11 de novembro de 2012

ARTIGO: APONTAMENTOS TÉCNICOS SOBRE O MARKETING REGIONAL

Alunos (as) do Curso Técnico em Administração¹

Prof. Esp. Rodrigo Dalosto Smolareck²

O projeto intitulado “Entendendo o Marketing com os múltiplos olhares da Comunidade Regional!” oriundo da disciplina de Noções de Marketing realizada pelos alunos do Curso Técnico em Administração (TA 02) do Sistema Educacional Galileu, da Escola de Educação Profissional Caio Fernando Abreu-Santiago, aconteceu nos meses de Outubro e Novembro do corrente ano, nos municípios de São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Unistalda, Itacurubi e Santiago atentando para a abrangência da atuação profissional dos alunos cujo objetivo permeou a ideia de se investigar os ordenamentos dos sistemas de marketing mantidos pelas instituições que após aceite oficial foram sorteadas aleatoriamente para a realização de entrevista semi-estruturada, o que consolidou apontamentos significativos sobre o perfilamento das estratégias de marketing postadas nas organizações que se firmam nos referidos municípios, (GIL, 2010).  Assim, entende-se que os sistemas de marketing são constituídos a partir de escuta técnica dos processos externos e internos que dão sustentação a dinâmica da instituição atentando para as exigências sociais que se ancoram nas transformações circulares do mundo do trabalho (KOTLER, 2000) considerando-se o que segue: as instituições em todos os campos de atuação possuem significativa estrutura de gestão e os desdobramentos organizacionais buscam a eficiência dos serviços ofertados, o que se percebe é a importância que algumas destas postam ao seu sistema de marketing mantendo ferramentas estratégicas já utilizadas e implementando este processo com novas possibilidades focadas nas necessidades apresentadas pelo tempo social no qual estão inseridas. Entendemos que o marketing firma a identidade institucional dando diretrizes para a efetivação de metodologias organizacionais que envolvem a natureza essencial dos produtos e serviços, desta forma, vimos que a pesquisa de campo mostrou o quanto às instituições que passaram pelas entrevistas buscam apurar e ainda aprimorar seu sistema de marketing na intenção de fortalecer as práticas institucionais agregando o valor social aos produtos e serviços ofertados, o que revela grande poder de visão na gestão estratégica. O cenário atual requer das organizações a articulação estratégica de um sistema de marketing que, coordenado pela gestão institucional se desdobre em ações articuladas com o próprio planejamento estratégico o que dará sustentação para novas possibilidades de ordenamento das rotinas institucionais ajudando a organizar os planos de trabalho dos colaboradores e ainda constituindo uma relação mais identitária e vincular entre os todos os atores que fazem parte das redes organizacionais em suas singulares características. Fica claro assim, o quanto as instituições envolvidas na pesquisa estão prósperas e buscam constantemente novas possibilidades de fortalecer a identidade organizacional o que consolida sua estratégias de mercado aproximando assim seus serviços das exigências sociais. 




¹ Alunos (as) do Curso Técnico em Administração ( TA 02) do Sistema Educacional Galileu- Santiago, da Escola de Educação Profissional Caio Fernando Abreu.

² Professor especialista do Curso Técnico em Administração, da disciplina: Noções de Marketing do SEG- Santiago e coordenador do Projeto: “Entendendo o Marketing com os múltiplos olhares da Comunidade Regional!”Contato: pedagogords@r7.com