quinta-feira, 24 de maio de 2012

APRENDENDO COM O CHAPELEIRO MALUCO: VAMOS TOMAR CHÁ?

Um dos personagens que ganha destaque no filme Alice no País das Maravilhas é o Chapeleiro Maluco, que no filme de Tim Burton vai ser encarnado pelo Johnny Depp. O Chapeleiro do livro é completamente maluco beleza, brigou com o tempo e resolveu que toda hora são seis horas da tarde, hora dele tomar chá.
Fonte de suporte: http://hilopotpourri.wordpress.com  
 INTERESSANTE PONDERAR: Um sujeito que briga com o tempo e o recria em seu próprio movimento, perpetuando fazer aquilo que lhe dá prazer, cria mecanismos para manter sua fonte de realização. No mínimo interessante! E, uma das características deste intrigante personagem é usar um chapéu, com vários tons e alguns adereços, e desta forma, em minha opinião, cabe outra ponderação: Porque as pessoas abandonaram o hábito de se usar chapéu? Eu particularmente aprecio a elegância dos chapéus.

PONDERANDO: O CHAPELEIRO, SEU CHAPÉU E O TEMPO! 

·        O CHAPELEIRO: Quiçá que pudéssemos pensar na capacidade deste personagem em ser um sujeito que não abandona sua identidade, pelo contrário, a encarna de tal forma que sua legitimidade escoa em tudo aquilo que faz. Às vezes deixamos de ser originais em nossas ideias graças aos engessamentos de sistemas opressores e nos tornamos cópias de coisas que nem sabemos como foram parar em nossa manifestação humana. MENOS CÓPIA, MAIS ORIGINALIDADE!

·        O CHAPÉU: Um adereço que protege, deixa elegante ou não, mas que caracteriza o sujeito, cada um escolhe o chapéu que lhe agrada. APRENDAMOS A SER SUJEITOS DE NOSSAS ESCOLHAS?

·        O TEMPO: Aprender a organizar-se no tempo, e estabelecer critérios do que é valioso em nosso tempo é fundamental. É TEMPO DE APRENDERMOS A CATEGORIZARMOS NOSSO PRÓPRIO TEMPO!

Quem bom que temos o Chapeleiro Maluco para nos ensinar:



E tudo são reflexões e aprendizagens do CHAPELEIRO MALUCO DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS!