Powered By Blogger

domingo, 3 de fevereiro de 2013

UMA CIDADE EDUCADORA ROMPENDO COM O CANSATIVO GIRO DAS MESMICES!





 
"Mudar sim, mas reconhecer a mudança. Preciso ser coerente com o direito que tenho de mudar."

 (Paulo Freire)

Nesta altura de minha construção tenho me autorizado a pensar em alguns movimentos que, curiosamente, são mantidos por grupos sociais fixos e endurecidos que, não me perguntem o motivo, passam a ser a referência para as mídias, e vamos combinar, que situação cansativa, fala-se a mesma coisa das mesmas pessoas o tempo todo, ou pior, passam a mobilizar um giro “acertado” em pessoas ou instituições por questões de conveniência ou por barganhas que movimentam muito dinheiro. Enquanto isto, digno de aplausos estes nos passam a conversa, quer dizer: passam a conversa vírgula, porque todos enxergam tentando não ver para não sofrerem represália. Tenho alertado e vou registrar novamente: a história da humanidade nos mostra que feudos de poder mantidos por barganhas e sistemas de opressão tendem a ruir levando consigo todos aqueles que dele se beneficiavam, assim a saída mais sábia é a libertação efetiva de discursos enganosos do tipo “todos tem a possibilidade de prosperar e vencer” de fato, todos têm, agora combinemos, seria bem melhor se os degraus não fossem tão altos para alguns e tão acessíveis para outros, outros escolhidos “a dedo.” Tenho observado, estou atento, quero ver quais serão os movimentos de poder diante de novas posturas que  Santiago deverá mobilizar para prosperar como Cidade Educadora, este é um exemplo próximo. Estamos crescendo muito, agora, há muito a ser feito no campo da educação empreendedora e sugestões não me faltam!