Sempre fui uma pessoa desconfiada desta pedagogia
do “DIA EM HOMENAGEM” uma vez que esta estratégia social nos remete a ideia de
que é pertinente celebrar a figura de dada categoria apenas naquela ocasião. Em
nosso caso, os professores, a impressão que tenho é que somos lembrados não pelos
anos letivos que vivemos nas salas de aula buscando ajudar nossos alunos a construírem
uma atitude crítica em ler o mundo e suas manifestações o que nos exige além de
sólida formação acadêmica alguns (muitos) princípios humanos fundamentais: coragem,
competência, responsabilidade, amorosidade, rigorosidade metodológica, ética, postura
investigativa, comprometimento social, entre tantos outros. Reduzir-nos há “UM
DIA ESPECIAL” é também fragilizar a grandeza da responsabilidade que impera em
nossas costas quando o assunto é preparar para a vida. Há quem celebre com
grande felicidade a data, e não se assustem, em também o faço, mas o que torno
registro é justamente o reducionismo a que nossa profissão se configura diante
de tantas outras que só são paridas graças à figura do professor.
UMA COLEGA DESTE BRASIL E SUA MANIFESTAÇÃO:
MAS QUE SEJA: Colegas, muita prosperidade, neste
dia tão especial que nos faz pensar sobre nossa condição no cenário
profissional no que tange a NOSSA VALORIZAÇÃO!
REALIZAR-SE COM O OFÍCIO DE SER PROFESSOR NÃO NOS IMPOSSIBILITA DE ENXERGAR O CENÁRIO REAL DE NOSSA PROFISSÃO!